TV Gazeta ícone da TV Gazeta ícone da TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
ícone da TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Gazeta Superofertas, Fofoca

Cobertor do otimismo está curto para tanta crise

Confira o conteúdo exclusivo da TV Gazeta - Cobertor do otimismo está curto para tanta crise

Cobertor do otimismo está curto para tanta crise Confira o conteúdo exclusivo da TV Gazeta - Cobertor do otimismo está curto para tanta crise
Logo do programa Jornal da Gazeta
O incêndio na política baixou um pouco, por algumas horas ou dias e isso apareceu até em indicadores como dólar e taxas de juros no mercado financeiro. Parecia que o governo estava para cair nas próximas semanas. Quem sabe a fervura diminua mais, a depender das manifestações de domingo e de novidades e novas prisões da Lava Jato. Mas a vida do dia a dia continua a piorar muito e regularmente.

Não importam os acordos políticos, o consumo deve continuar a declina até quase o final do ano. No primeiro semestre, as vendas no varejo caíram 2,2% sobre a primeira metade do ano passado, coisa que não se via desde 2003. Mesmo as vendas dos supermercados, as dos produtos mais essenciais, caíram 1,2%, soubemos hoje.

É muito difícil que a situação do consumo melhore antes do final do ano, pelos motivos que quase qualquer um pode perceber.

Primeiro, a inflação está alta e deve continuar no mesmo nível, entre 9% e 10% ao ano, até pelo menos novembro, comendo o poder de compra dos nossos rendimentos.

Segundo, os salários caem e o desemprego aumenta; as pesquisas com empresas indicam que essa tendência vai pelo menos até o começo do ano que vem.

Terceiro, falta crédito. Os juros estão além da lua. Os bancos estão na retranca, estão muito cuidadosos nos empréstimos. Quem ainda tem condições de pedir e conseguir crédito está com medo de se endividar, dado o ambiente.

Com renda menor, menos emprego e crédito estagnado, não há como o consumo reagir tão cedo.

Claro que uma situação política mais resolvida e um plano econômico de mudança grande, que tenha apoio social e político, podem abreviar essa crise e diminuir a intensidade do sofrimento. Mas tão cedo também não vai haver tal acordo político.

Logo, a crise ainda tende a piorar até quase o finzinho do ano. Então, fica a dúvida: a revolta popular com a crise e o arrocho podem causar outra piora na política? O cobertor do otimismo está curto para tanta crise.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais