TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Paulo Ricardo

Romântico por natureza, o cantor indica os "5 Discos" que marcaram sua vida.

Publicado em: 02/09/2016 - Última atualização: 25/07/2022 - 11h54

Paulo Ricardo

 

Paulo Ricardo

 

Formado em jornalismo, Paulo Ricardo ficou conhecido após formar a banda RPM junto com Luiz Schiavon na década de 80.

 

Romântico por natureza, após se separar da banda em 2003, o cantor continuou sua carreira solo e emplacou grandes sucessos como “Dois”, “Tudo por Nada” e “Sonho Lindo”.

 

Assista ao episódio completo.

 

 

Aprecie os “5 Discos” de Paulo Ricardo!

 

 

PinkFloyd-DarkSideMoon

 

 


Pink Floyd – The Dark Side Of The Moon

 

Dark Side Of The Moon, foi o oitavo disco de estúdio do Pink Floyd. Após Roger Waters produzir as primeiras fitas demo em sua casa, todos se reuniram em um armazém pertencente aos Rolling Stones para o início dos ensaios e então partiram para o Rainbow Theater, onde na fase final de ensaios, começaram a adquirir todos os equipamentos (luzes, amplificadores, telões)para fazer dos shows, um espetáculo. Dark Side Of The Moon, álbum que vendeu mais de 50 milhões de cópias mundialmente e é figura repetida em todas as listas de melhores discos de todos os tempos, quase se chamou Eclipse, por conta do nome já ter sido usado pela banda Medicine Head, porém, quando a banda descobriu que o outro Dark Side havia sido um fracasso de vendas, decidiram prosseguir com o nome inicial.

 

“Um disco genial, tanto do ponto de vista do seu pioneirismo no áudio e na capacidade de transportar o ouvinte para lugares nunca antes navegados como na complexidade de letras. A sensibilidade do Roger Waters em desvendar o lado escuro da lua que corresponde, de certa forma a uma referência, uma homenagem, ao Syd Barret, fundador do Pink Floyd que pirou. Então no The Dark Side Of The Moon ele tá falando sobre a loucura humana, tema complexo mas que foi abordado genialmente, então é um desses raros discos de música, letra, produção, uma coisa histórica, enfim, um marco que até hoje provoca arrepios e transporta a gente para aqueles lugares.”

 

 

Roberto Carlos Em ritmo de aventura

 

Roberto Carlos – Em Rítmo De Aventura – 1967

 

Esse disco foi a trilha sonora do filme, homônimo, estrelado pelo próprio Roberto Carlos. Uma tentativa de seguir o caminho dos Beatles de fazer filmes/discos. No filme, os malvados gringos tentam sequestrar o rei e leva-lo para os Estados Unidos, claro, com muita ação, “canastrisse” e perseguições de todos os tipos pelo Rio De Janeiro. O disco também conta com a participação do grupo Renato E Seus Blue Caps em todas as faixas, repletas de sucessos como Eu Sou Terrível, Como É Grande O Meu Amor Por Você e Por Isso Corro Demais.

 

“Pra mim foi o big bang, a gênese, o começo de tudo. Eu não me lembro de muita coisa antes disso, eu devia ter uns 5, 6 anos quando fui ao cinema assistir esse filme e fiquei completamente enlouquecido e foi aí que eu decidi que eu queria cantar.”

 

 

Led Zeppelin

 

Led Zeppelin – Led Zeppelin – 1969

 

Disco de estréia do Led Zeppelin foi produzido pelos quatro integrantes. Jimmy Page foi quem já se mostrava diferenciado por riffs inovadores e misturando blues e rock com sucesso. O disco levou apenas 36 horas para ser gravado e mixado. Resultado de muitos ensaios do grupo na Escandinávia. O disco custou pouco mais de 1700 libras para ser gravado, dinheiro este, totalmente financiado pelos próprios integrantes. O motivo disso foi porque Page gostaria de ter controle total, tanto da parte musical, quanto da parte gráfica do LP. Led Zeppelin é figurinha repetida em praticamente todas as listas de melhores discos já feitos na humanidade.

 

“O Led Zeppelin foi a grande banda de rock da minha adolescência. O filme “Rock é Rock Mesmo” provocava uma histeria nas sessões de cinema underground que a gente podia assistir em São Paulo e era uma loucura, parecia um verdadeiro show. O Zeppelin é uma das maiores bandas de rock de todos os tempos e elevou o rock a uma outra potência. Ainda nos dias de hoje continua imbatível”.

 

 

vinc3adcius-de-moraes-maria-creuza-toquinho-en-la-fusa-con-maria-creuza-y-toquinho

 

 

Vinícius De Moraes – En Vivo La Fusa – 1970

 

Este álbum, gravado na boate La Fusa, em Buenos Aires é resultado da primeira turnê que Vinícius fazia acompanhado de Toquinho, que havia voltado da Itália após uma turnê com Chico e também escrito um de seus grandes sucessos “Que Maravilha”, com Jorge Ben e agora estava ao lado de seu grande e eterno companheiro. Participou do disco também, a cantora baiana Maria Creuza, também convidada por Vinícius para participar dos shows no Uruguai e na Argentina. O álbum é considerado um dos melhores discos brasileiros gravados ao vivo de todos os tempos e conta com canções como Eu Sei Que Vou Te Amar (onde Vinícius declamou o Soneto Da Fidelidade no meio da canção), Samba Em Prelúdio, Se Todos Fossem Iguais A Você, O Canto De Ossanha e Garota de Ipanema, é claro.

 

“Ao vivo na casa de shows em Buenos Aires, La Fusa. Era um disco da minha mãe, mas que eu ouvi muito, ele me marcou profundamente, principalmente pela força da poesia do Vinicius e pela complexidade da MPB, da Bossa Nova e dos Afro-Sambas. Um disco que despertou em mim um desejo, um sonho de um dia gravar essas canções com Toquinho, e eu fiz. ”

 

 

WithTheBeatles_1

 

The Beatles – With The Beatles – 1963

 

Segundo disco dos Beatles e primeiro a ser lançado nos EUA. Os produtores Brian Epstein e George Martin estavam exaustos de serem rejeitados pela Capitol Records na tentativa de abrirem o mercado americano para o quarteto de Liverpool. Então a EMI decidiu mandar seu presidente para Los Angeles e o mesmo assinou um acordo com a Capitol. Há uma controvérsia porém, no lançamento desse disco pois havia um contrato assinado com uma gravadora de Chicago, chamada Vee Jay Records, para o lançamento do mesmo álbum, e dez dias antes do lançamento de Meet The Beatles (que é conhecido no Reino Unido como With The Beatles), eles lançaram o mesmo disco com o nome Introducing.. The Beatles.

 

O Disco, lançado apenas 4 meses após o primeiro, segue a mesma fórmula, com 7 canções autorais e 6 covers escolhidos pelos integrantes. Este LP contém músicas inesquecíveis como All My Lovin’, Please Mr. Postman e It Won’t Be Long.

 

“É um disco que marca realmente meu mergulho na obra dos Beatles e no desejo gradual da profissionalização. Me tornei um “beatlemaníaco” a partir da primeira audição de “It Won’t Be Long”, e isso, eu garanto pra vocês, é uma doença incurável.”

 

 

Ouça e confira as histórias de outras músicas relacionadas a esse episódio!

 

 

 

 

01 PINK FLOYD – “Wish You Were Here”
David Gilmour, guitarrista do Pink Floyd, quando comentava a respeito do estrondoso sucesso de The Dark Side of The Moon, afirmava que achava o álbum seguinte da banda (Wish You Were Here, de 1975) melhor que The Dark Side. “Wish You Were Here”, a música, é até hoje um dos maiores sucessos da banda.

 

 

02 THE BEATLES – “Something”
Lennon e McCartney são, provavelmente, a dupla mais bem-sucedida da história da música; o que acabou permitindo pouco espaço para as composições de George Harrison dentro dos Beatles. Apenas em With the Beatles, segundo álbum da banda, foi gravada a primeira música composta por Harrison. Já suas últimas músicas estiveram incluídas no álbum Abbey Road (que foi o penúltimo a ser lançado mas o último a ser gravado): “Here Comes The Sun” e “Something”.

 

 

03 ROLLING STONES – “I Wanna Be Your Man”
“I Wanna Be Your Man” é uma canção composta pela dupla Lennon/McCartney e gravada separadamente pelos Beatles e pelos Rolling Stones, sendo a versão dos Stones lançada em compacto semanas mais cedo; foi primeiramente escrita por Paul McCartney, sendo finalizada por ele e por John Lennon no canto de um quarto, enquanto Mick Jagger e Keith Richards conversavam.

 

 

04 LED ZEPPELIN – “Traveling Riverside Blues”
Uma das maiores influências de Jimmy Page, guitar hero do Led Zeppelin, foi o guitarrista de blues Robert Johnson (1911-1938). “Traveling Riverside Blues” , canção de Johnson, foi incluída no relançamento de 1993 do álbum CODA, do Zeppelin, lançado inicialmente em 1982, quatro anos após o fim da banda, contendo faixas inéditas e sobras de estúdio.

 

 

05 ALAN PARSONS PROJECT – “I Wouldn’t Want to Be Like You”
The Dark Side of the Moon ficou 741 semanas consecutivas na listas dos 200 álbuns mais vendidos da Billboard. Apesar do imenso sucesso, o álbum foi indicado a apenas um Grammy, na categoria melhor engenharia de som (best engineered album, non-classical). O engenheiro de som responsável era Alan Parsons, que pouco tempo depois lançaria seu próprio projeto musical, o Alan Parsons Project. “I Wouldn’t Want to Be Like You” é uma canção de 1977, incluída no álbum I Robot.

 

 

06 JURASSIC 5 – “Canto de Ossanha”
Vinicius de Moraes influenciou gerações e foi regravado por diversos artistas; sua influência ultrapassou fronteiras – um dos maiores exemplos disso foi um grupo de hip-hop de Los Angeles, o Jurassic 5, ter feito sua própria versão de “Canto de Ossanha”.

 

 

07 ROBERTO CARLOS – “Não Vou Ficar”
Roberto Carlos Em Ritmo de Aventura foi a primeira incursão de Roberto Carlos, como protagonista, pelo universo do cinema. Outros filmes viriam a ser realizados na mesma época, como Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-rosa, que trazia uma música que acabou se tornando um grande sucesso à época: “Não Vou Ficar”.

 

 

08 WILSON SIMONAL – “Se Você Pensa”
“Se Você Pensa” é um dos clássicos da carreira de Roberto e está incluída em Roberto Carlos Em Ritmo de Aventura. A canção foi diversas vezes regravada, mas uma das versões mais impactantes desta música foi gravada na voz de Wilson Simonal, que deu a ela uma roupagem cheia de suingue.

 

 

09 VINICIUS E TOQUINHO – “A Carta Que Não Foi Mandada”
Vinicius e Toquinho foram grandes parceiros. O álbum gravado na boate argentina La Fusa, em 1970, porém, não contém nenhuma canção dos dois em parceria. Isso foi resolvido quatro anos depois, quando lançaram Vinicius e Toquinho, disco ao vivo quase inteiro composto por canções da dupla. A belíssima “A Carta Que Não Foi Enviada” é a faixa 3 do Lado A deste disco.

 

 

10 ROBERT PLANT & JIMMY PAGE – “Thank You”
Anos após o fim do Led Zeppelin, Plant e Page reuniram-se novamente para um projeto para a MTV. O resultado dessa reunião acabou registrado em No Quarter: Jimmy Page & Robert Plant Unledded. “Thank You”, uma das belas canções deste álbum, foi originalmente lançada no álbum Led Zeppelin II.