TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Quem dança seus males espanta

Muito além de simples movimentos, a dança é uma ótima aliada para a nossa saúde e bem estar. Ela nem sempre é vista como uma atividade física, mas traz ótimos benefícios para o nosso corpo.

Publicado em: 30/12/2015 - Última atualização: 16/02/2023 - 14h15

Por: Jéssica Sole

Ter uma vida saudável pode ser mais divertido do que você imagina

Muito além de simples movimentos, a dança é uma ótima aliada para a nossa saúde e bem estar. Ela nem sempre é vista como uma atividade física, mas traz ótimos benefícios para o nosso corpo. Flexibilidade, coordenação motora, perda de peso, força, resistência, condicionamento físico, combate ao stress, melhora na agilidade e no equilíbrio são alguns dos benefícios que ela nos possibilita.

Além de proteger nosso corpo de problemas cardíacos e respiratórios, a dança também traz muitos benefícios positivos na área emocional e mental. Emocionalmente a atividade nos proporciona felicidade, reduz os sintomas de depressão, melhora a confiança e a autoestima. No âmbito mental, segundo um estudo realizado com participantes de terceira idade, ela pode ajudar a evitar os efeitos da doença de Alzheimer. A pesquisa, publicada no New England Journal, demonstrou que a doença pode ser contida com a prática frequente da atividade.

É através do movimento e do aumento dos batimentos cardíacos que os órgãos do corpo intensificam a troca de informações e contribuem para estabelecer um maior equilíbrio físico.

Existem várias vertentes de dança. Algumas delas, como a dança de salão, tem como objetivo fazer com que os alunos aprendam os passos e evoluam dentro de determinados ritmos. A dança fitness, por exemplo, segue uma outra linha. Nela, os movimentos são vistos como uma atividade física em que os alunos se exercitam e queimam calorias de um jeito diferente e divertido. Além dos benefícios estéticos, nos deparamos com uma grande variedade de exercícios e movimentos que não encontraríamos em nenhum outro esporte.

allan e turma

O coreógrafo Alan Brasil, que trabalha com a dança fitness, comanda o quadro ‘Emagreça Dançando’ do programa Você Bonita da TV Gazeta ao lado de sua turma: Tita Alcantara, Tata Furtado e Karina Barbieri. Em suas coreografias ele traz aos telespectadores estilos de dança diferentes adaptados a modalidade fitness. “Eu trago um pouquinho da essência de cada estilo, mas sempre com o objetivo de ensinar as pessoas. As coreografias são feitas exatamente para dançar em casa ou nas academias”, afirma Alan. O coreógrafo se preocupa em fazer com que as pessoas se divirtam dançando, por isso faz com que os passos sejam simples, mas ao mesmo tempo desafiadores para despertar nas pessoas o desejo de aprenderem  e se desenvolverem.

A arte em compor movimentos de dança desperta no indivíduo uma conexão entre o corpo e a música. A união desses dois elementos fez com que muitos cantores investissem em músicas dançantes. Um exemplo disso é a música ‘Bang’ da cantora Anitta. Por ser uma dança muito elaborada e complexa, Alan adaptou e recriou o novo hit em uma nova sequência de passos e movimentos. “Eu pego o que há de mais essencial na música e adéquo à passos simples que conduzam as pessoas a não errarem e se sentirem seguras enquanto dançam”, afirma o coreógrafo.

Para aquelas pessoas que não gostam de ir à academia, a aula de dança fitness pode ser a solução. A atividade propicia altos gastos calóricos e, quando realizada com prazer, intensifica o resultado, ou seja, quando os passos são feitos com maior intensidade, consequentemente o gasto energético será maior. Segundo Alan Brasil, cada coreógrafo irá trabalhar para suprir as expectativas de seus alunos e ajudá-los a alcançarem seus objetivos. “Se o aluno quer desenvolver a arte, ele procura um estúdio de dança que está ligado a área performática, mas se o aluno está pensando em gastar calorias ele vai em busca da dança fitness. Os professores, principalmente os de educação física, sabem exatamente quais são os melhores movimentos para atingir o objetivo do aluno”, conta Alan que completa: “Se a meta é a perda calórica, eu recomendo a dança fitness. Nela você vai saltar, agachar, pular e fazer movimentos elaborados justamente para perda de peso”.

alan vb Acesse o site do coreógrafo Alan Brasil e saiba mais informações sobre seu trabalho: http://alanbrasil.com.br/

Confira agora o TOP 5 das coreografias fitness apresentada por Alan Brasil e sua turma no quadro ‘Emagreça Dançando’ do programa Você Bonita:

1. Sertanejo e Funk

2. Pop e Funk

3. Pop e Funk

4. Sertanejo

5. Funk