TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Mercado acredita em mais um corte da taxa básica de juros

Comentário de Economia, com Denise Campos de Toledo.

Mercado acredita em mais um corte da taxa básica de juros Comentário de Economia, com Denise Campos de Toledo.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Comentário de Economia, com Denise Campos de Toledo.

"A previsão de 3,63% para o IPCA deste ano está bem abaixo da meta, de 4,5%. Por isso o mercado dá como certo o corte da taxa básica de juros para 6,5% ao ano, na reunião desta semana do Copom, do Comitê de Política Monetária do Banco Central. Seria mais uma adequação à essa nova perspectiva.

Também pesa o fato de a atividade estar em recuperação de forma gradual, sem maiores pressões de preços. Alguns reajustes pesados até estão ocorrendo, como energia e gasolina, mas por questões específicas. Os índices de inflação permanecem baixos. Quanto ao andamento da economia, a previsão é que ganhe mais fôlego daqui pra 2019.

Vários fatores vão nesse sentido. Começa pelo consumo, que estimula a atividade, assim como o aumento das exportações. O desemprego é que ainda é uma trava. Mas quem está empregado começa a ter menos receio de demissão e a consumir mais. Mesmo com as reclamações contra determinados reajustes e os juros ainda elevados, em várias linhas de crédito, a combinação de inflação com juros "básicos" mais baixos garante mais poder de compra, o que deve sustentar a reação do consumo.

O que ainda impede uma maior confiança, até dos empresários, são as incertezas em relação às eleições e o compromisso do futuro governo com o ajuste das finanças públicas e as reformas. Se houver esse compromisso, o País pode engatar um crescimento mais vigoroso já no final deste ano.

De qualquer modo, se aposta muito na possibilidade de a economia crescer uns 3% ou até um pouco mais, agora em 2018. A queda pontual de atividade e mesmo das projeções, como vimos, faz parte da retomada, após uma crise forte como enfrentamos. Não dá pra negar, no entanto, que entramos num ciclo bem mais favorável. Boa noite."
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais