TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Juros em queda mexem com investimentos

Comentário de Economia, com Vinicius Torres Freire.

Juros em queda mexem com investimentos Comentário de Economia, com Vinicius Torres Freire.
Logo do programa Jornal da Gazeta
O que fazer com o dinheirinho que sobra ou que ficou guardado, agora que as taxas de juros vão começar a cair? A pergunta pode parecer meio doida, porque há tanta gente endividada e mal conseguindo pagar as contas. Mas tem gente que guardou algum. E então?
Para o poupador mais comum, o efeito mais direto da queda dos juros vai acontecer nesses fundos de banco, fundos de renda fixa, onde está a maior parte das reservas dos brasileiros.
Ouvi uma amiga dizendo: "meu fundo está rendendo mais de 13%, vou deixar lá". Talvez seja bom mesmo deixar lá. Mas o rendimento não vai ser mais esse, do passado. Vai cair, quanto mais cair a taxa de juros.
Além do mais, é preciso lembrar que esses 13% da minha amiga são o rendimento nominal. Isto, é sem descontar a inflação. De um ano pra cá, a inflação foi de mais de 8%. Então, o rendimento real, acima da inflação, foi de uns 5%.
Outra vez vamos falar de caderneta de poupança: quem tem, está perdendo dinheiro. No ano passado, a poupança ficou mais de 2% abaixo da inflação.
Nos últimos 12 meses, a poupança rendeu apenas a inflação. Quer dizer, o dinheiro que você pode ter guardado faz um ano apenas não perdeu poder de compra. Mas não rendeu nada, em termos reais, não cresceu.
Então, tire seu dinheiro da poupança e, pelo menos, o coloque num fundo com taxa de administração menor que 1,5%. Até o final de 2018, pelo menos, vai render mais que a poupança.
Como garantir uma taxa de juros mais alta, por mais tempo, para o seu dinheiro? Para quem pode investir a médio prazo, por pelo menos dois anos, a alternativa melhor é o Tesouro Direto, empréstimos diretos para o governo, como a gente sempre diz aqui. É mais complicado de investir, mas rende mais.
Entre no site é dê uma pesquisada. Infelizmente, não dá pra explicar a coisa aqui.
E coisas como a Bolsa? Se você entende do riscado ou tem assessoria de quem entende, pode ser alternativa. De outro modo, não se arrisque nisso.
Enfim, pesquise os investimentos em renda fixa, converse no banco. Vá para internet e compare alternativas. O que não pode é deixar encolher o dinheiro muito suado que você poupou.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais