TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Donald Trump, cafajeste, prepara tese do golpe

Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali

Donald Trump, cafajeste, prepara tese do golpe Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali
Logo do programa Jornal da Gazeta
Desculpem-me pela minha sinceridade, com casca e tudo. Donald Trump é um cafajeste. É um cafajeste perigoso para a democracia dos Estados Unidos. Eu estou me referindo ao que ele declarou, na terça-feira, durante o último debate pela televisão, com a democrata Hillary Clinton. Ela é a adversária dele na eleição para presidente, do próximo dia oito. Trump deu a entender que não reconheceria o resultado da eleição, caso ele seja derrotado. Para fazer uma comparação bem brasileira, é como se Trump dissesse assim. Se eu ganhar, tudo bem. Se eu perder, foi golpe. A democracia americana está completando 240 anos. Ela tem muitos defeitos. Basta lembrar que, há 16 anos, o democrata Al Gore recebeu mais votos para a Casa Branca. Mas quem levou foi o republicano George W. Bush. Era a regra do jogo. Como a eleição presidencial é feita em duas etapas, o que vale é a segunda etapa, quando se reúnem os delegados de cada Estado no colégio eleitoral. Mas na época Al Gore não disse que foi golpe. É o que Donald Trump está agora afirmando, com outras palavras e por antecipação. Há algumas semanas, fizeram uma pesquisa eleitoral, só com os eleitores de Trump. Pois 73% disseram que a eleição poderia ser roubada. Mas não há nada, absolutamente nada, que confirme essa conspiração. Por que então o Donald Trump embarcou nessa? Ele é um empresário esperto, um homem acostumado a participar de programas de televisão, em que a regra número um é agradar o auditório. Mas se o auditório confia na democracia e no sistema eleitoral, a nova regra passou a ser, para Donald Trump, plantar a sementinha da dúvida na cabecinha desinformada de cada eleitor. É como a torcida de um time que não aceita a derrota. Se o resultado for desfavorável, é porque o juiz é ladrão. Donald Trump denuncia preventivamente um golpe que ele sabe que nunca vai acontecer. E por que é que ele faz isso? A resposta é simples, e eu a repito mais uma vez. E porque Donald Trump é um cafajeste.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais