TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

A crise econômica se aprofunda no país

O desempenho fraco das vendas na Páscoa, a expectativa de uma retração mais forte da economia só mostram que a crise está se aprofundando.

A crise econômica se aprofunda no país O desempenho fraco das vendas na Páscoa, a expectativa de uma retração mais forte da economia só mostram que a crise está se aprofundando.
Logo do programa Jornal da Gazeta – Ed. 10
O desempenho fraco das vendas na Páscoa, a expectativa de uma retração mais forte da economia só mostram que a crise está se aprofundando. Até a queda da previsão de inflação tem a ver com isso. O consumo mais fraco está induzindo as empresas a frearem os aumentos de preços, a fazerem promoções, ainda que isso exija ajustes mais fortes, inclusive, no que se refere a mão de obra. Demitir e segurar salários faz parte do ajuste. Ajuda no comportamento da inflação, mas reforça o ciclo negativo da economia. A queda do dólar, outro fator que colabora pra inflação mais baixa, também é reflexo de toda a crise que o País enfrenta. Em condições normais, hoje, o dólar deveria ter subido. São notícias ruins pra todo lado. A dívida pública avançou 2,5% só de janeiro para fevereiro. Pode chegar a 80% do PIB em 2017. É um dado muito negativo em termos de credibilidade do País. O Brasil pode passar logo por novos rebaixamentos da nota de avaliação de risco, pela contração forte da economia e pelo desequilíbrio crescente das contas públicas. O próprio governo já admite um déficit das contas de quase 100 bilhões de reais este ano. Mas o mercado deixou tudo de lado, focado na questão política. A provável ruptura do PMDB com o governo aumenta muito a possibilidade de impeachment da presidente Dilma. Impeachment visto como a saída para a crise ou as crises. Não que o caminho vá ser fácil. Um novo governo teria de tomar medidas contracionistas, com cortes de despesas, programas sociais, benefícios, pra começar a colocar a casa em ordem. Fora reformas mais amplas, como da Previdência. Mas há uma grande aposta em um choque de confiança que viria com a mudança de governo, com a adoção de um novo modelo de gestão da economia, tendo maior apoio político. E a defesa do impeachment já não se restringe ao mercado. Boa parte das entidades empresariais está se colocando a favor, pela percepção de que do jeito que está não dá pra ficar. A economia pode mergulhar numa recessão ainda mais profunda e duradoura por ter um governo sem condição de governabilidade. Situação que hoje parece irreversível. Eu volto na sexta. Até lá.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta – Ed. 10 nas redes sociais