TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

“Vem Comigo” retrata a paixão por discos de vinil

Confira o conteúdo exclusivo da TV Gazeta - “Vem Comigo” retrata a paixão por discos de vinil

Publicado em: 24/10/2014 - Última atualização: 16/10/2023 - 11h26

 

agulha-no-disco
Criado em 1948, o disco de vinil possui sulcos e ranhuras que, em contato com a agulha da vitrola, emitem som.

No Vem Comigo desta semana, alunos da Faculdade Cásper Líbero revivem reportagem de Goulart de Andrade sobre o saudosismo que envolve os discos de vinil no meio musical brasileiro.

Em 2004, quando a reportagem foi exibida na TV, Goulart circulou pela noite paulistana para conversar com nomes importantes da discotecagem no período, caso dos DJ’s Ana e David (Pet Duo), Marcos Morceff e Mau Mau, mostrando o ponto comum a todos: usar apenas discos de vinil. Na ocasião, o repórter entrevistou também Adriana Semola, da Comissão Pró-Vinil, sobre tal tendência.

Dez anos após esse retrato jornalístico, os alunos Sabrina Laranjeira (repórter, 2º JO-D), Amanda Castro (cinegrafista, 3º RTV-A), Beatrice Vida (produtora audiovisual, 2º RTV-A) e Gustavo Frank (produtor jornalístico, 1º JO-D) retomam o assunto para reportar a cena da discotecagem atual.

Os Casperianos conversam com Zero Freitas, empresário apaixonado por discos e dono de um acervo com mais de cinco milhões de títulos, e também com Manoel Diniz, o Manezinho, dono do Casarão Vinil, que comporta tanto títulos raros quanto comuns. Já Goulart de Andrade entrevista o artista plástico Elifas Andreato, um dos mais renomados do país e criador de milhares de capas de discos no Brasil.

Disco antigo

Nascido em 1948, o disco de vinil chegou para substituir as versões fabricadas com base de cera. Plástico leve e flexível, o vinil possui a mesma tecnologia dos discos de gramofone, mas contendo sulcos e ranhuras que, em contato com a agulha da vitrola, provocam uma vibração cujos sinais elétricos amplificados transformam-se em sons.

Inicialmente contratados para locuções em rádios, os DJ’s assumiram a função de animar festas a partir dos anos 1960, já que também eram aptos a selecionar músicas em discos de gramofone quando não havia orquestra em estúdio nas rádios onde outrora trabalhavam.

Quer saber mais sobre o assunto? Então não perca o Vem Comigo deste domingo, 26 de outubro, às 23h30, na TV Gazeta!