TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Revista da Cidade apoia campanha contra aids

No dia 1º de dezembro, comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde como um dia simbólico de mobilização para todos aqueles que são atingidos pela pandemia de aids.

Publicado em: 01/12/2015 - Última atualização: 16/10/2023 - 11h08

No dia 1º de dezembro, comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde como um dia simbólico de mobilização para todos aqueles que são atingidos pela pandemia de aids. O objetivo é divulgar mensagens de solidariedade e de incentivar novos compromissos com essa luta.

Os primeiros casos de Aids foram detectados em homens homossexuais, fato este que fez com que a doença fosse – erroneamente – associada a homossexualidade. Entretanto, é sabido que o vírus HIV pode ser contraído por qualquer pessoa, independente de sua orientação sexual. As principais vias de transmissão são: relações sexuais desprotegidas, a partilha de seringas contaminadas e a transmissão entre mãe e filho durante a gravidez ou amamentação.

Considerada uma das doenças que mais mata no mundo, a campanha tem como proposito informar e conscientizar as pessoas sobre a importância de se prevenir contra o vírus. Além disso, o Dia Mundial de Luta contra a Aids também trabalha para combater o preconceito que os portadores de HIV sofrem na sociedade por causa da doença.

Hoje, o Revista da Cidade recebeu três convidados especiais para falar sobre o assunto. Confira o vídeo abaixo na integra:

Uma das personalidades que, infelizmente, foi afetada pela doença foi o poeta do rock Cazuza. “Pode escrever ai que eu estou com a maldita”, disse o cantor em uma entrevista concedida ao jornalista Zeca Camargo. Após assumir ser soropositivo, Cazuza ofereceu a Zeca o mesmo copo em que tomava vinho. Para muitos, beber no mesmo copo que alguém infectado pelo vírus HIV era inaceitável, mas o jornalista aceitou e desconstruiu o preconceito existente por trás da doença, afinal, saliva não transmite AIDS.

Lamentavelmente, o cantor não resistiu a doença. Após sua morte, sua mãe Lucinha Araújo e seu marido – João Araújo – abriram uma casa para acolher crianças carentes com HIV. Assim surgiu a “Sociedade Viva Cazuza” que tem como missão dar assistência, difundir informações e esclarecer dúvidas sobre a doença. Para saber mais sobre a instituição clique aqui.

Toda a equipe do Revista da Cidade veste a camisa da luta contra a doença e incentiva o uso de preservativo para se proteger do vírus. Entre nessa luta você também. Se informe, se cuide e ajude a acabar com o preconceito existente em relação aos portadores de HIV.

DSC_1078
Equipe do Revista da Cidade apoia a Campanha do Dia dia Mundial de Luta Contra a Aids