TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Curiosidade Mecânica: Thiago Mundano

Curiosidade Mecânica: Thiago Mundano

Publicado em: 29/07/2015 - Última atualização: 03/08/2023 - 16h58

IMG_9164

Thiago Mundano é capturado pela Máquina

Durante a entrevista de Thiago Mundano, ‘A Máquina’ cita uma frase de Francis Bacon. É importante ressaltar que duas personalidades históricas de grande importância para o ser humano têm esse nome. São elas:

Francis Bacon – Filósofo

Francis Bacon foi um filósofo e político inglês, dos séculos XVI e XVII, que marcou a história por contestar as teorias de Aristóteles. Ele defendia a conclusão de uma ideia, através da observação e do raciocínio indutivo. Baseando-se nas pesquisas científicas, desenvolveu a análise cuidadosa da natureza com o armazenamento de informações, a serem pesquisadas, sempre que necessário. Acreditava que o conhecimento deveria ajudar os homens a utilizar a natureza, com o intuito de melhorar a qualidade de vida, pelo avanço do comércio, da indústria e da agricultura. Com sua experiência política, pediu ao governo para criar instituições científicas, as quais incentivariam o avanço da tecnologia e as artes mecânicas. Sua principal obra é o Novum Organum. Nela, Bacon desenvolve a filosofia da ciência, salienta a importância dos fatos em relação à teorização e rejeita a especulação filosófica como cientificamente válida.

Francis Bacon – Artista Plástico

O transgressor artista irlandês Francis Bacon, construiu sua perspectiva modernista do mundo, retratando em sua obra aspectos grotescos da sociedade, como a crueldade do indivíduo, as fantasias masoquistas e a violência masculina ligada à tensão homoerótica. Ele iguala o ser humano ao animal irracional, levando em consideração que ambos exercem funções essenciais para a existência, como o sexo e as necessidades fisiológicas. Ele dizia que o ser humano, ao conquistar e fazer uso da sua própria liberdade, também liberta a besta que existe dentro de si. Seu quadro “Três estudos de Lucian Freud” superou a tela “O Grito” de Edvard Munch, sendo arrematada por 142,4 milhões de dólares. É considerado um dos maiores artistas do século XX, no renascimento da arte figurativa, na Europa.

foto 1
foto 2

 Artivismo

Artivismo é o uso da arte, teatro, pintura, música e cinema, como forma de protestos. Este movimento social popularizou-se nas manifestações de junho de 2013, no Brasil, quando milhões de pessoas foram às ruas para reivindicar seus direitos como cidadãos. Vários grupos de artistas, propuseram novas formas de expressões, usando a internet para unir todos os interessados no assunto. O Artivismo vem do desejo de provocar uma causa, uma reação e despertar em cada indivíduo a vontade de ação e de movimento. Na maioria das vezes, o artivista expõe sua arte nas ruas, usando os espaços públicos para deixar sua marca registrada.

Crime ambiental

Diferente do que muitas pessoas pensam, Crime Ambiental não caracteriza-se apenas por interferências na natureza. De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, Crime Ambiental é toda ação que torna uma área urbana, ou rural, imprópria para ocupação humana. O grafite é considerado arte de expressão, porém a pichação em prédios e muros públicos, ou privados, é definida como crime, com pena de detenção, que varia de três meses a um ano, além de multa.