TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Curiosidade Mecânica: Ruy Castro

Confira as Curiosidades Mecânicas de Ruy Castro.

Publicado em: 26/05/2016 - Última atualização: 03/08/2023 - 14h50

Foto: Beatriz Vecchi

Foto: Beatriz Vecchi

Em sua captura pela Máquina, Ruy Castro fala um pouco sobre Dolores Duran, uma cantora dos anos 40 e 50, relatando como Dolores era uma pessoa carinhosa e namoradeira. Nascida no Rio de Janeiro, Dolores Duran era o nome artístico de Adiléia Silva da Rocha, cantora e compositora. Iniciou sua carreira artística, trabalhando como atriz nas rádios Cruzeiro do Sul e Tupi, nesta última, no programa Hora do Guri.  Sua fama se espalhou e foi contratada pela Rádio Nacional, uma das maiores rádios do país e que, na época, só escolhia os melhores cantores. Era a rádio mais disputada. Dolores cantava em boates, na época, famosas e muito bem vistas, no Rio de Janeiro. A cantora tornou-se um fenômeno da música brasileira. No ano de 1959, Dolores Duran faleceu, aos 29 anos, na sua casa, após uma noite de shows.

 

O jornalista Ruy Castro conta sobre a sua esposa, também escritora, Heloísa Seixas. Heloísa escreve romances como Pente de Vênus: histórias do amor assombrado, e escreveu também contos e novelas, com a parceria de Julia Romeu. Também, escreveu a coluna Contos Mínimos, no Jornal do Brasil e uma coluna no Jornal O Globo.

 

Ruy Castro escreveu muitas biografias sobre cantores e compositores da Bossa Nova. Bossa Nova é um movimento da música popular brasileira, do final dos anos 50, lançado por João Gilberto, Tom Jobim, Vinícius de Moraes e jovens cantores de classe média da zona sul carioca, derivado do samba e com influência do jazz. O Movimento ficou associado ao crescimento urbano brasileiro – impulsionado pela fase desenvolvimentista da presidência de Juscelino Kubitschek (1955-1960). A bossa nova iniciou-se, para muitos críticos, quando foi lançado, em Agosto de 1958, um compacto simples do violonista baiano João Gilberto,  contendo a canção Chega de Saudade.
A MPB é derivada da Bossa Nova e nasceu com artistas novatos, da segunda geração da bossa nova, como Geraldo Vandré, Edu Lobo e Chico Buarque de Holanda, que apareciam com frequência em festivais de música popular.