TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Curiosidade Mecânica: Clodoaldo Silva

Confira as curiosidades levantadas pela Máquina

Publicado em: 21/07/2016 - Última atualização: 03/08/2023 - 14h28

IMG_4196

Foto: Beatriz Vecchi

O nadador olímpico Clodoaldo Silva não tem o movimento das pernas por conta de uma paralisia cerebral, como disse em sua entrevista para a Máquina. A lesão não tem cura, e atinge cerca de mais de 150 mil crianças por ano. A paralisia cerebral ocorre devido ao desenvolvimento anormal do cérebro, causando um conjunto de desordens permanentes que afetam o movimento e postura, geralmente antes do nascimento. Os sintomas incluem reflexos exagerados, membros moles ou rígidos e movimentos involuntários. Eles aparecem no início da infância sendo as idades mais afetadas entre 0 e 13 anos. O tratamento em longo prazo inclui fisioterapia, remédios e, às vezes, cirurgia. No caso de Clodoaldo Silva, foi assim que começou a nadar, como processo reabilitação, na fisioterapia.

Como um dos maiores medalhistas nas Paralímpiadas, Clodoaldo conta que vai pendurar a sunga agora em 2016. Os jogos paraolímpicos tiveram sua primeira edição no de anos 1960 em Roma, Itália. Mas sua origem foi em Stoke Mandeville, na Inglaterra, onde ocorreram as primeiras competições esportivas para deficientes físicos, como forma de reabilitar militares feridos na Segunda Guerra Mundial. Foi assim que surgiram os primeiros Jogos Paralímpicos, com o nome de Olimpíadas dos Portadores de Deficiência. Só em 1988 os jogos receberam no nome de Jogos Palímpicos e foram reformulados para o seu formato atual. Na primeira edição oficial do evento, em Roma, participaram 400 atletas. Nos Jogos de Londres, em 2012, houve mais de 4 mil participantes. O Brasil enviou uma delegação aos Jogos Paralímpicos pela primeira vez em 1972.