TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Retração no PIB mostra o ritmo da economia em 2015

Confira o conteúdo exclusivo da TV Gazeta - Retração no PIB mostra o ritmo da economia em 2015

Retração no PIB mostra o ritmo da economia em 2015 Confira o conteúdo exclusivo da TV Gazeta - Retração no PIB mostra o ritmo da economia em 2015
Logo do programa Jornal da Gazeta
Nesta semana, saiu uma espécie de resultado do check up da economia brasileira no início de 2015. Se fosse para resumir numa frase o resultado do exame, dá para dizer que a coisa ainda vai piorar antes de melhorar. Infelizmente.
Hoje, saiu o número do PIB, do que aconteceu com a produção, com a renda da economia. No primeiro trimestre, a economia, a produção e a renda, encolheram menos do que vinha sendo previsto. De qualquer modo, esse número ainda pode ser revisado. De mais relevante, três coisas para anotar.
Primeiro, em um ano, nos doze meses contados até março, o PIB, a produção e a renda do país, diminuiu 0,9%. O resultado não era tão ruim desde a crise rápida de 2009. Depois disso, não era tão ruim desde os tempos de Collor.
Segundo, o consumo das famílias não caía tanto desde 2003.
Terceiro, o segundo trimestre foi pior. Bem pior.
Nesta semana, soubemos também a quantas anda a arrumação das contas do governo, o chamado ajuste fiscal, a redução de despesas e o aumento de receitas. Tem problema. Até abril, a arrecadação de impostos caiu 4,4%. O governo espera, para este ano, arrecadar 5% mais. Logo, está dando tudo errado até aqui. A despesa até está crescendo menos, 0,3%. Mas o governo previa redução maior de gastos. Ou seja, receita menor, despesa ainda crescendo significa que ou o governo vai aumentar mais imposto ou vai cortar ainda mais o que é menos difícil de cortar: investimento em obras, o que é ruim para o país.
Enfim, para amenizar um pouco essa crise braba, o governo mudou algumas regras para os bancos, o que no fim das contas vai permitir que aumente um pouquinho o dinheiro para empréstimos para a compra da casa própria com juros mais baixos, do Sistema Financeiro da Habitação. Esse dinheiro vinha da poupança, mas os depósitos da caderneta estão encolhendo, com a crise.
Vai ser um refresquinho para quem ainda tem dinheiro e coragem de comprar casa nesta crise.
Enfim, ainda vai levar um tempo pra gente dar uma boa notícia grande.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais