TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Próximo governo terá de fazer dieta de gastos

A venda de veículos despencou este ano, a gente sabe muito bem. Até agosto, caiu quase 10% em relação ao ano passado. Assim, não causa muita surpresa a notícia que saiu hoje a respeito do crédito para a compra de carros.

Próximo governo terá de fazer dieta de gastos A venda de veículos despencou este ano, a gente sabe muito bem. Até agosto, caiu quase 10% em relação ao ano passado. Assim, não causa muita surpresa a notícia que saiu hoje a respeito do crédito para a compra de carros.
Logo do programa Jornal da Gazeta
A venda de veículos despencou este ano, a gente sabe muito bem. Até agosto, caiu quase 10% em relação ao ano passado. Assim, não causa muita surpresa a notícia que saiu hoje a respeito do crédito para a compra de carros.

 
Em um ano, caiu quase 5% o total de dinheiro emprestado para o financiamento de veículos, a gente soube hoje pelo balanço mensal do banco central a respeito de crédito.

 
Por que caiu o estoque de crédito, o total de dinheiro emprestado para o financiamento de veículos? Porque os bancos estão faz tempo mais seletivos na concessão de financiamentos, pois a economia anda mais devagar, assim com a renda e o emprego. Porque tinha muita gente endividada, e muita gente estava atrasando pagamentos da prestação do carro. Porque os juros estão altos e a economia anda preocupante, e as pessoas estão pensando duas ou dez vezes antes de fazer dívida. Enfim, porque muita gente comprou carro novo nos anos anteriores.

 
No entanto, o crédito não anda devagar apenas no setor de carros. Se a gente leva em conta apenas o chamado "crédito livre", aquele que não é dirigido por regras e taxas de juros influenciadas pelo governo, a gente vê que o crédito está encolhendo. Em relação ao ano passado, caiu, na verdade.

 
Há noticinhas boas. A inadimplência continua controlada, agosto foi um pouco melhor que julho. O crédito imobiliário ainda vai bem. Mas a mensagem geral do balanço do crédito é que por algum tempo não vai ser possível fazer a economia crescer com muita ajuda de crédito, como foi o caso entre 2005 e 2010. Sem aumento da quantidade de empregos e de salário, não há como imaginar que as pessoas façam novos empréstimos e os bancos fiquem seguros de emprestar.

 
Como fazer com que emprego e salários voltem a crescer mais rápido? Para começar, vai ser preciso uma dieta para reduzir a inflação e, assim, a taxa de juros. O que vai exigir também controle dos gastos do governo. Uma dieta, mesmo, chata como toda dieta, que precisa se transformar em novos hábitos. Enfim, seja quem for o próximo governo, ele terá de fazer uma promessa de reveillon para 2015: fazer dieta.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais