TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Os números do desemprego e os cortes do governo Dilma

Hoje, tivemos duas grandes e tristes notícias sobre a economia brasileira, duas notícias que são o resultado de grandes erros do primeiro governo de Dilma Rousseff.

Os números do desemprego e os cortes do governo Dilma Hoje, tivemos duas grandes e tristes notícias sobre a economia brasileira, duas notícias que são o resultado de grandes erros do primeiro governo de Dilma Rousseff.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Hoje, tivemos duas grandes e tristes notícias sobre a economia brasileira, duas notícias que são o resultado de grandes erros do primeiro governo de Dilma Rousseff.
Primeiro, a gente soube que o número de empregos com carteira assinada no Brasil diminuiu. Neste ano, até abril, o número de pessoas empregadas com carteira caiu 137 mil em relação aos primeiros quatro meses do ano passado. Tombo assim não acontecia desde o século passado, desde 1999, faz 16 anos.
Segundo, o governo apresentou seu plano final de gastos para este ano. O governo praticamente quer gastar o que gastava em 2013. Em 2014, houve um excesso de despesas que quase quebrou o país. Mas cortar gasto é difícil. A maioria dos gastos é obrigatória, definida por lei e cresce sozinha. Além do mais, o Congresso rejeitou parte do plano do governo de aumento impostos e corte de gastos obrigatórios, o governo está cortando no que pode: no investimento em obras. O governo vai cortar cerca de um terço do que investiu no ano passado.
O emprego está caindo, claro, porque o Brasil está em recessão, porque a economia está encolhendo. A economia está encolhendo porque os juros e a desconfiança econômica subiram, porque a inflação e os gastos do governo cresceram demais. Além disso, o emprego está caindo porque há uma crise imensa na construção civil, em boa parte causada pela crise da Petrobras e pelo corte dos gastos do governo em investimento.
Para recolocar a casa em ordem, o governo precisa economizar. As medidas para corrigir as bobagens do primeiro governo Dilma são, claro, amargas, duras. Mas, quanto mais se adiar esse ajuste, pior fica a situação.
O Congresso negou alguns dos cortes de despesas sociais propostos pelo governo. É um direito do Congresso. Assim como é um dever do Parlamento apresentar uma alternativa.
O que não vai prestar é apenas negar recursos ao governo, lavar as mãos. Sim, o governo Dilma 1 fez bobagem. Mas apenas criticar o governo não vai ajudar a resolver a situação. E quanto maior for a rejeição do Congresso ao pacote do governo, mais o governo vai cortar em investimento ou mais impostos vai aumentar, aprofundando a recessão.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais