TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

O desempenho ruim das contas públicas

O resultado do primeiro quadrimestre é uma boa amostra do tamanho do desafio do governo pra colocar as contas em ordem.

O desempenho ruim das contas públicas O resultado do primeiro quadrimestre é uma boa amostra do tamanho do desafio do governo pra colocar as contas em ordem.
Logo do programa Jornal da Gazeta
O resultado do primeiro quadrimestre é uma boa amostra do tamanho do desafio do governo pra colocar as contas em ordem. As despesas continuaram rodando acima do ano passado, mesmo com toda a contenção de gastos proposta pela equipe econômica. Mas o que está pesando mesmo é a queda de receita, de arrecadação, com a atividade econômica mais fraca. A economia está em retração e isso, certamente, vai dificultar mais o cumprimento da meta fiscal. As medidas que estão sendo aprovadas pelo Congresso, como as que restringem os benefícios da previdência, a que aumenta a tributação sobre os importados, e mais o corte do orçamento, de 69 bilhões de reais, anunciado na semana passada, devem garantir um saldo nas contas do governo central de 0,7% do PIB este ano. Considerando as contas do setor público como um todo, poderia chegar a 0,8%. A meta de superávit é de 1,1%. Portanto, podemos ter mais aperto pela frente. mais cortes de investimentos e até mais aumentos de impostos, se o governo insistir em manter o foco na meta. Agora, do ponto de vista de credibilidade, talvez, o resultado possível já tenha algum impacto. principalmente se o governo mostrar uma efetiva intenção de melhorar o controle do lado dos gastos. Um aperto muito mais forte poderia aprofundar ainda mais a recessão, que já está instalada. O PIB do primeiro trimestre, que vai ser divulgado amanhã, deve confirmar o processo recessivo. As previsões vão de uma queda de 0,1 até 1%. E a percepção, por dados mais recentes, inclusive de emprego, é que este segundo trimestre seja pior. Será que vale a pena pagar a conta de um ajuste ainda mais forte, pra compensar tudo de errado que foi feito na gestão da economia nos últimos anos, principalmente, no ano passado? Eu volto segunda. Até lá.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais