TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Horror e vergonha misturam-se em Auschwitz

Auschwitz é uma das grandes vergonhas da humanidade.

Horror e vergonha misturam-se em Auschwitz Auschwitz é uma das grandes vergonhas da humanidade.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Auschwitz é uma das grandes vergonhas da humanidade. Nesta terça-feira, completam-se 70 anos que esse campo de concentração foi libertado pelo Exército da União Soviética. Ali foram mortas um milhão e 100 mil pessoas. O campo foi construído na Polônia ocupada pelos alemães. Servia em 1940 para judeus e militantes da oposição polonesa. A imagem de Auschwitz é um horror que corresponde à verdade. Mas apenas a uma parte da verdade. Os campos de concentração não serviam apenas para o matar judeus. Eles funcionavam também como unidades de produção. Como a população masculina do Terceiro Reich tinha sido recrutada pelo Exército, as fábricas precisavam de mão-de-obra para funcionar. Foram as indústrias alemãs que construíram os campos de concentração. E quem trabalhava neles eram os perseguidos pelo nazismo. Eles trabalhavam como escravos. O nazismo perseguiu judeus. Matou mais de seis milhões. Mas o nazismo ainda perseguiu comunistas, socialistas, ciganos e homossexuais. Eram todos internados, em condições precárias de nutrição e de higiene. Vocês conhecem a jovem holandesa chamada Anne Frank, autora de um conhecidíssimo diário. Ela era judia e não chegou a ser mandada para as câmaras de gás. Morreu em Auschwitz de tifo. Os alemães mataram judeus dentro e fora dos campos de concentração. Os judeus da Ucrânia eram assassinados com um tiro na nuca, ao lado de valas comuns em que os cadáveres eram atirados. Foram velhos, mulheres e crianças. O holocausto foi judaico. Mas também foi uma operação hedionda de eliminação física de prisioneiros de guerra, de dissidentes, de militantes da esquerda. Na entrada de Auschwitz havia a inscrição: "Arbeit macht frei". O trabalho liberta. Era humor negro dos canalhas nazistas. Ninguém queria libertar coisa nenhuma. Era a intolerância, a fúria homicida. Estamos diante de um dos maiores horrores da história. É assim que o mundo gira.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais