TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Ditadura chinesa teme democracia de Hong Kong

Vamos falar de Hong Kong. É aquela região autônoma pequenininha, bem no sul do litoral da China.

Ditadura chinesa teme democracia de Hong Kong Vamos falar de Hong Kong. É aquela região autônoma pequenininha, bem no sul do litoral da China.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Vamos falar de Hong Kong. É aquela região autônoma pequenininha, bem no sul do litoral da China. E que foi por um século e meio uma colônia britânica. Ela foi devolvida há dezessete anos aos chineses. Os acordos sobre a devolução exigiam que a China respeitasse a democracia do território. A China já foi uma ditadura comunista e que hoje é uma simples ditadura. Pois bem, agora já é manhã de quarta-feira em Hong Kong. E o centro da cidade continua ocupado por no mínimo 150 mil pessoas. Todo mundo sentado no asfalto ou deitado no chão. A ocupação começou sexta-feira. A polícia tentou, no domingo, desalojar os manifestantes. Usou gás pimenta e bomba de gás lacrimogêneo. Mas ninguém se dispersou. Até chegou muito mais gente. O protesto começou quando o regime de Pequim anunciou que teria o direito de vetar candidatos da eleição para governador. A eleição será em 2017. Os que defendem a democracia, e entre eles muitos estudantes, acham que a China quer exportar a ditadura para Hong Kong. Mas a truculência chinesa tem segundas e terceiras intenções. O governo de Pequim não quer que Hong Kong sirva de exemplo, para outras regiões que reivindicam autonomia. Elas também poderiam adotar um modelo mais democrático de governo. Hong Kong é uma democracia, com 7 milhões de habitantes, confinados num espaço muito apertadinho. Os prédios de apartamento têm até 60 andares para caber todo mundo. Em Hong Kong não existe censura na internet. Os jornais e a televisão falam o que querem. É também um território em que o governo só cobra imposto da gasolina e das bebidas alcóolicas. O resto, de macarrão a computador, é vendido pelo preço de custo. A população de Hong Kong acredita que é mais metropolitana que os outros chineses. Ela tem acesso a informações culturais que não passam pela censura. É uma vantagem que eles querem manter. Se virar uma ditadura, controlada por Pequim, a próxima geração Hong Kong vai ficar meio caipira e poderá até emburrecer. É assim que o mundo gira. Boa noite.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais