TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Dilma e Marina jogam para a torcida no caso dos bancos

Comentarista de Economia do Jornal da Gazeta, Vinicius Torres Freire comenta a política econômica de Dilma Rousseff.

Dilma e Marina jogam para a torcida no caso dos bancos Comentarista de Economia do Jornal da Gazeta, Vinicius Torres Freire comenta a política econômica de Dilma Rousseff.
As duas candidatas que lideram as pesquisas de voto para a presidente da República travam uma guerra de acusações por causa dos bancos. Dilma Rousseff, do PT, e Marina Silva, do PSB, se acusam de serem amigas dos bancos. Dilma diz que Marina quer fazer mudanças que entregariam o Banco Central e as decisões de juros para os bancos. Marina, por sua vez, diz que os bancos jamais lucraram tanto como em governos do PT e que o governo concede o "bolsa banqueiro".
Tamanha é a fúria da troca de acusações que a gente quase pensa que os governos do PT tomaram alguma atitude em relação a atuação dos bancos ou que Marina esteja propondo alguma mudança nesse sentido.

Só que não. A presidente Dilma Rousseff na verdade fez críticas pesadas as altas taxas de juros cobradas pelos bancos. Mandou os bancos públicos reduzirem suas taxas de juros, o que por um tempo deu uma diminuída nas taxas médias do mercado. Mas nada muito importante. Na verdade, é impossível reduzir juros ou preços no grito. Enfim, o lucro dos bancos continuou crescendo.
Aliás, os lucros bancários em parte cresceram muito porque o crédito, o total do dinheiro emprestado, cresceu muito nos anos Lula. Os empréstimos eram mais ou menos 25% do tamanho da economia, do PIB, no início do governo Lula. Agora, é mais de 50% do PIB.
A lucratividade dos bancos é alta no Brasil? É. No entanto, a rentabilidade de muitas das grandes empresas brasileiras é tão alta quanto a dos bancos, mas não se fala muito disso. Aliás, bancos do governo emprestam dinheiro a juro quase zero para essas mesmas grandes empresas.

Logo, não se pode dizer que o governo Dilma tomou alguma medida importante para reduzir juros e muito menos para cobrar mais impostos sobre lucros de bancos. E Marina? Bem, Marina não governa ainda, mas esteve com o governo do PT até 2008. No seu programa, não há nenhuma medida mais crítica em relação a atividade dos bancos.

Isso não quer dizer que se deva ou não fazer algo a respeito dos bancos e seus lucros. O que interessa aqui é que nesse debate furioso entre Marina e Dilma, as duas estão mais jogando pra galera, aproveitando a má imagem que os bancos têm entre parte do eleitorado. Na prática, na substância, no conteúdo, não estão propondo nada de concreto a respeito de bancos. É tudo firula pra torcida eleitoral.
Leia mais sobre: