TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Desemprego maior reforça retração da economia

A demissão da indústria paulista foi pesada.

Desemprego maior reforça retração da economia A demissão da indústria paulista foi pesada.
Logo do programa Jornal da Gazeta
A demissão da indústria paulista foi pesada. Mas não chega a ser surpresa. A indústria vem demitindo há um bom tempo, pela queda do consumo doméstico e a perda de competitividade frente aos produtos estrangeiros, por tudo que encarece demais o produto brasileiro. E 2015 vai ser um ano difícil pra toda a economia, com demanda ainda mais fraca. Tem até as implicações da operação Lava Jato, com a interrupção de obras da Petrobrás e das empreiteiras, que reduz investimentos e a demanda, por uma série de produtos industriais. O problema é que outros setores também estão desacelerando, como serviços, que responderam por cerca de 50% da geração de emprego desde 2010. O setor, segundo o IBGE, cresceu 0,8% em fevereiro, com o pior desempenho desde 2012. A queda maior foi nos segmentos ligados à indústria, como transporte, administração e informação. Mas a tendência é de uma freada também nos serviços prestados às famílias, que estão com orçamento cada vez mais apertado. Uma diminuição do movimento já faz prestadores de serviços, como cabeleireiro, tintureiro, cortarem pessoal. Até porque estão encarando custos maiores. Antes era a indústria e a construção, agora, o comércio e serviços também estão demitindo, diante da perda de ritmo. E o desemprego maior reforça a retração da economia. Não tem jeito. Estamos num ano de ajustes, em que muita coisa contribui pra desaceleração. Está tudo muito interligado. Tem esse novo aumento dos juros no financiamento imobiliário da Caixa, por exemplo. Outros bancos devem ir atrás, desestimulando mais a compra de imóveis, afetando mais a construção, que deve cortar mais ainda a mão de obra. É uma freada de arrumação. Bagunça tudo, depois as peças vão se encaixando e o País pode retomar o crescimento. Claro que tem que ter uma estratégia pra isso. Mas a previsão é que 2016 seja um pouco melhor. Eu volto na próxima terça. Até lá.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais