TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

A conta do ajuste está mais pesada que o previsto

O que está ruim pode ficar pior. Em se tratando de economia é o que está ocorrendo.

A conta do ajuste está mais pesada que o previsto O que está ruim pode ficar pior. Em se tratando de economia é o que está ocorrendo.
Logo do programa Jornal da Gazeta
O que está ruim pode ficar pior. Em se tratando de economia é o que está ocorrendo. Semana após semana o mercado tem piorado as projeções. O relatório Focus, divulgado hoje, pelo Banco Central, traz a previsão de inflação de 7,47%, este ano. Quase um ponto acima do teto da meta do governo. Agora, não é só uma questão de meta. Tem o efeito sobre o consumo, sobre todos nós, que ainda temos de encarar impostos, juros mais altos. E não dá pra esperar nada muito diferente. A inflação deve ficar mais ou menos neste patamar até o final do ano. Já começamos o mês com mais um reajuste pra lá de pesado na tarifa de energia. "Outro reajuste", que pode ir de 20 a mais de 30%,dependendo do Estado. Tem mais: a inflação é um dos grandes problemas da economia,mas não o único. O mercado prevê uma retração de 0,58% este ano. A maior retração da economia em 25 anos. Isso, na média, porque muita gente já fala em retração de um... 1,5%. Reflexo do desempenho pior de vários setores, queda do consumo, de investimentos, do emprego. Se não for dado algum oxigênio à economia, com estímulos à competitividade das empresas, aumento de exportações, aceleração de projetos de infra-estrutura, a paradeira deste ano pode contaminar 2016. 2015 já está sendo um ano que seria melhor a gente pular. Só que a herança pra 2016 também pode ser bem ruim se o governo ficar pensando só no ajuste das contas públicas, que é importante. Uma questão de credibilidade da política econômica. Mas só isso não vai colocar a economia em ordem. Aliás, as medidas lançadas pra ajustar as finanças públicas são um dos fatores da desaceleração mais forte da economia, com inflação alta. A conta está sendo bem mais pesada que se previa. E, claro, a maior fatia fica com a gente, com a sociedade, com as empresas. Haja planejamento, não é, pra conviver com tudo isso...Boa noite.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais